5 passos para uma relação mais saudável com a tecnologia

5 passos para uma relação mais saudável com a tecnologia

Postado por Rafael Dahan


Neste último ano nos tornamos mais dependentes da tecnologia, tanto abertamente quanto em nossas casas e para viver uma vida normal estamos praticamente dependentes dela. A tecnologia não pode mais ser vista como uma inimiga do bem-estar, mas também não pode ser vista como um benefício absoluto e inquestionável. Agora, depois de mais de um ano maximizando nosso tempo de tela e repensando o que significa viver por videochamada, aplicativos de mensagem e redes sociais, precisamos ter uma visão mais diferenciada sobre o tema, precisamos considerar nossa saúde digital.

Abaixo estão 5 passos que elaboramos para ajudar a encontrarmos um equilíbrio saudável em nossas vidas.

 

1. O que é saúde digital?

A saúde digital é uma abordagem equilibrada para o nosso bem-estar e uma nova abordagem na forma como utilizamos a tecnologia. No ano passado, a tecnologia foi a salvadora para a maioria de nossas necessidades de bem-estar. Aprendemos a usá-la para conexão, aprendemos a usá-la para exercícios, aprendemos a usá-la para atender às nossas necessidades humanas básicas e foi salvadora para muitas pessoas que estavam se isolando por conta própria, perdendo contato com pessoas próximas e colegas. Portanto, saber como usar sua tecnologia para apoiar sua saúde mental e física será uma base fundamental para a vida daqui para frente.

Há dez anos, víamos nossa relação com a tecnologia como algo opcional. Não é mais opcional; temos que estar conectados e nunca nos ensinaram como gerenciar nossa saúde digital antes.

 

2. Faça a tecnologia trabalhar para você.

Assim como na saúde mental, como na saúde física, como no sono, como na nutrição, como tudo o que fazemos para cuidar de nós mesmos, todo mundo é um pouco diferente.

Fazer a tecnologia funcionar para você significa que ela não está mais necessariamente ligada ou desligada. É sobre descobrir onde está o seu meio-termo, onde está o seu equilíbrio. Pergunte-se diariamente: quanta energia eu tenho? Quão conectado me sinto com as pessoas que são importantes para mim, meus colegas de trabalho, amigos e minha família? Eu me sinto relaxado? E como quero aproveitar isso durante o dia? Se você responder a essas perguntas em uma escala de um a dez, obterá uma resposta muito clara se está em equilíbrio.

 

3. Limites digitais.

Um dos problemas que estamos tendo no momento é que trabalhar em casa não tem distinção. Portanto, o dia de trabalho parece durar para sempre, a menos que você tenha limites digitais. Então, especialmente para as pessoas que estão trabalhando na sala de estar ou na cozinha, você deve ter algo no lugar que diga: "OK, agora é a hora de fazer a transição do trabalho para a noite" para que os seus relacionamentos continuem bem, para que a sua saúde mental fique realmente em boa forma.

Ter diferentes desktops é um recurso que você pode usar. Você também pode ter certeza de que está usando recursos como Night Light (um recurso do Microsoft Windows que altera a temperatura da cor para ajudar a dormir depois de sentar na frente de uma tela), que é uma ferramenta realmente boa para ajudar na transição das pessoas. Até mesmo o recurso de “do not disturb” existente em quase todos os smartphones hoje é um ótimo exemplo.

 

4. Movimente seu corpo.

Pense na sua vida digital e na sua vida física como uma só. O que você faz em um, beneficia o outro. Se você gosta muito de exercícios e acho que isso realmente ajuda no processo, então haverá momentos onde pode equilibrar a pratica de exercícios em seu dia a dia.

Um dos bons hábitos que surgiram em 2020 é ser capaz de usar sua tecnologia para coisas mais interessantes do que o trabalho. Tecnologia não é mais apenas trabalho, é ser capaz de colocar um pouco de emoção em sua vida também, então tente conectar sua casa, organizar sua próxima viagem, existem diversas novas formas tanto de hardware quanto em softwares para isso.

 

5. Criatividade.

Inspiração, criatividade, inovações, temos utilizado tudo isso no último ano. A Microsoft fez algumas pesquisas que realmente comprovam que as pessoas - os jovens, em particular - têm encontrado maneiras criativas de usar a tecnologia para trazê-la de volta às suas vidas. O cérebro está programado para o crescimento e a fadiga do bloqueio que estávamos sentindo era tudo sobre o fato de que nossos cérebros não estavam sendo alimentados com o que precisávamos para alimentá-los. Normalmente estamos fora de casa, vemos pessoas, vemos coisas e obtemos inspiração e motivação de coisas e isso simplesmente não estava disponível. Mas com a tecnologia, existem muitas maneiras de se divertir, liberar sua imaginação e ser mais criativo.

 

NERD Smart Living.