Os jogos videogames existem há décadas, todos nós conhecemos pessoas que adoram jogar, ou seja, hoje os jogos estão proporcionando entretenimento tanto para crianças quanto para adultos. Eles evoluíram significativamente desde os primeiros dias e das primeiras versões da Nintendo e Atari. Os dias de telas pixeladas e sons limitados são uma memória bem distante, agora os jogos estão mais realistas do que nunca.
A criação e desenvolvimento de jogos tornou-se cada vez mais complexa, e o custo de criar um jogo para rodar nos principais consoles aumentou na mesma medida com essa complexidade maior. Antes, era impensável investir milhões nos custos de desenvolvimento, mas os jogos hoje podem custar dezenas e até centenas de milhões. Isso empurrou o desenvolvimento de jogos para o território dos filmes de Hollywood em termos de custos de produção e marketing.
O setor de jogos é imensamente grande. Na verdade, é maior do que a indústria do cinema e da música juntas, e continua crescendo. Embora não receba a mesma atenção que a indústria do cinema e da música, existem mais de dois bilhões de jogadores em todo o mundo. Isso é 26% da população mundial. Não é nenhuma surpresa que as empresas queiram aproveitar a mesma onda. Os analistas prevêem que em 2022 a indústria de jogos gerará 196 bilhões de dólares em receita e as empresas de tecnologia estão procurando se envolver neste mercado.
Streaming e o envolvimento de empresas de tecnologia
Empresas não tradicionais deste mercado, como Facebook, Apple e Google, estão entrando no setor já tem algum tempo. A indústria de tecnologia está procurando maneiras de tornar o streaming de videogame tão natural quanto o streaming de uma música no Spotify ou um filme no Netflix. A Microsoft, que já está na indústria de jogos por meio do Xbox, lançou o Project xCloud, um serviço de streaming de games que permite aos usuários transmitir os jogos Xbox da Microsoft para PCs ou outros dispositivos. O projeto foi lançado para uso no início de 2020.
Em 2016, o Facebook começou a desenvolver uma plataforma de jogos com a Unity Technologies, que cria uma estrutura de desenvolvimento de jogos para as pessoas desenvolveremsem sair de casa. O Google lançou o seu próprio programa, Stadia, que é o serviço de jogos em nuvem, que permite aos usuários jogar através do streaming com qualidade extremamente alta, ainda não está totalmente disponível, mas já é um começo.
O principal objetivo de todas essas empresas é permitir que os jogadores transmitam jogos sem a necessidade de um computador ou console físico, à medida que o mundo se move cada vez mais para a vida centralizado em torno do smartphone e da internet 5G, e conforme essa tendência continua, a compra de jogos físicos, na forma de cartuchos ou CDs provavelmente não durará por muito mais tempo.
Os serviços de streaming por assinatura são o futuro e serão benéficos para empresas de jogos como a Ubisoft e a Electronic Arts, já que os custos de fabricação, envio e armazenamento provavelmente serão menores ou desaparecerão. Os serviços de assinatura também permitiram que a geração de receita ocorresse ao longo do ano, ao passo que, tradicionalmente, os jogos eram comprados durante feriados e outros eventos importantes.
A indústria de videogames sempre foi baseada na inovação. Novas tecnologias, novos controles e novas experiências são sempre esperadas e na medida que o mundo gasta mais tempo em smartphones, os serviços de streaming e os jogos em celulares se tornarão uma área importante para o desenvolvimento da indústria e deste mercado. Talvez a mudança mais interessante na indústria seja a expansão demográfica dos jogadores. Com mais pessoas de diferentes idades jogando, criando demanda por entretenimento mais envolvente e procurando maneiras mais fáceis de acessar os jogos, o futuro da indústria de videogames parece brilhante.
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